“Quando vendas se torna um procedimento, deixa de ser um problema; enquanto não for um procedimento será sempre um problema.” Roy Chitwood.

“Se você não consegue expressar o que está fazendo na forma de um processo, então você não sabe o que etá fazendo.” Edward Deming.

É impossível para o gestor de equipe de vendas gerenciar as múltiplas personalidades dos seus vendedores. Mas ele pode gerenciar um método, um processo de vendas: ao sair a campo com cada vendedor para treiná-lo, o gestor observa se o vendedor está seguindo o método de vendas no qual foi treinado. O gestor pode assim reforçar com elogios os pontos de aderência ao método e corrigir os pontos que podem ser melhorados.

Com o método de vendas, o feedback do gestor ao vendedor fica mais objetivo, com menos “achismos”.

A TrueSales elabora o método de vendas a partir de um workshop com vendedores e gestores, onde colaborações dos mesmos ao fazer exercícios são recolhidas. Assim o método serve apenas para aquela uma empresa, porque trata de produtos, clientes e situações típicos da mesma. A minuta do método é então validada pela gerência de vendas e implementada como uma espécie de cartilha ser utilizada pelo vendedor.

O método de vendas não é algo enlatado que engesse o vendedor. Ao contrário, o vendedor usa suas próprias palavras, o método apenas aponta o rumo, quem faz a trilha é o vendedor.

Para conversar sobre o método de vendas para sua empresa, contate diretamente o Flávio Veiga no flavio@truesales.com.br ou (41) 99932-3000.